PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 43423 > CRUZEX 2024 BABR RECEBE EVENTO DE PRé EMBARQUE DO DISTINGUISHED VISITORS DAY DA CRUZEX

CRUZEX 2024

BABR recebe evento de pré-embarque do Distinguished Visitors Day da CRUZEX

Publicado: 2024-11-08 21:33:59
Chefes e representantes de Forças Militares de diversos países, além de autoridades civis, integram a comitiva rumo ao maior exercício operacional da América Latina.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, embarcou para Natal (RN), nesta sexta-feira (08/11), onde participa, junto à comitiva do Distinguished Visitors Day (do inglês Dia do Visitante Ilustre), do Cruzeiro do Sul Exercise 2024 (CRUZEX). O objetivo é acompanhar, in loco, as atividades realizadas durante o treinamento militar. Estiveram presentes na comitiva o Comandante de Preparo da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luis Farcic, e o Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, João Bosco da Costa Júnior. 

Antes do voo da comitiva, ocorreu, na Base Aérea de Brasília (BABR), um evento de pré-embarque, fruto de uma parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), onde foram apresentados vídeos institucionais da CRUZEX e da Embraer. “É uma honra estar aqui e participar deste evento de tamanha importância para o cenário militar internacional, o exercício CRUZEX 2024. É motivo de grande satisfação ver a Força Aérea Brasileira, nossa principal parceira estratégica, liderando com maestria um exercício operacional de tamanha complexidade”, expressou o Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“Operar conjuntamente em uma gama de tarefas proporciona o compartilhamento de diferentes perspectivas e inovações. A diversidade de experiências enriquece a formação de nossas tripulações e amplia suas capacidades, promovendo uma troca de conhecimento formidável", destacou o Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic. “Realizaremos mais de 1.500 horas de voo nessa grande simulação de guerra, um treinamento essencial para nos prepararmos cada vez mais para a atividade-fim da Força Aérea, que é a defesa aérea”, completou o Comandante da Aeronáutica.

Também compuseram a comitiva comandantes e militares de Forças estrangeiras, Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica e demais Oficiais Superiores da FAB, além de autoridades civis nacionais e internacionais.

CRUZEX 2024

Multinacional e operacional, o exercício CRUZEX é organizado pela FAB desde 2002, com o objetivo de treinar em conjunto, em cenários de conflito e promover a troca de experiências entre os países participantes. Além do Brasil, participam do exercício Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos.

Esta edição do maior treinamento de guerra multinacional da América Latina acontece até o dia 15/11, na Base Aérea de Natal (BANT), reunindo mais de 3.000 militares e cerca de 100 aeronaves, brasileiras e estrangeiras. Com a participação da Marinha do Brasil (MB) e do Exército Brasileiro (EB), estão previstas mais de 1.500 horas de voo e diversos tipos de missões.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER